DICAS

TURBO NÃO ESTRAGA MOTOR, PREPARAÇÃO MAL FEITA SIM. 

Fica difícil indicar uma turbina sem saber o que você espera do carro, preparação se mede é por quanto de performance você espera do carro. 
o que você quer ? 
motor canhão que enche lá em cima e depois vem regaçando tudo ou um motorzão torcudo pra viajar e andar de boa ? 
pretende gastar quanto ? 
quer um carro pra esmerilhar sem dó e quando quebrar quebrou ou com alta durabilidade pra passear ? 

entende que fica difícil eu falar alguma coisa sem saber o que vc realmente quer. 
mas vamos lá.... 

pra começar se o seu opala for 6 cilindros e vc meter uma turbina nele pode se preparar para moer um diferencial atrás do outro e quebrar uma duzia de câmbios. 
opala é foda com 1 kg de pressão na turbina já regaça com no minimo 260 cv e uns 50 kgfm de torque, e isso vai moer a transmissão original fácil fácil. 

se você vai mexer no motor e manter cambio e diferencial, então a preparação deve ser só para passear com o carro, esqueça sair fumaçando no farol, esqueça borrachão ou uma arrancada mais forte, é só pra andar e acelerar aos poucos, senão vai tudo pra casa do cara&%¨*. 

ai eu diria pra vc arranjar um carburador Solex H34, uma turbina Biagio 50, com caraça quente pulsativa de, no minimo, .70 essa turbina é pequena e vai acender o motorzão logo em baixa, ideal para vc não moer o conjunto de transmissão. 
regule a pressão para no máximo 0,6 bar, com isso já deve vir uns 200 cv e uns 40 - 42 kgfm de torque, o que já vai ser uma boa patada considerando que já vai ter uma força absurda com o motor em 2.000 rpms. 
ai trate bem do cambio e ponha a embreagem do opala 92 para aguentar o tranco, é como eu disse, o motor aguenta um pau lascado, mas o cambio e o diferencial são MUITO frágeis. 

ahh caso o seu opala seja 4 cilindros pode manter a mesma preparação que fica bom, só troque a caixa quente da turbina para uma pulsativa .50 

caso vc queria uma carro forte mesmo, só com cambio Clark 260F e diferencial Dana 44. 
ai as possibilidades são inúmeras, dá pra tirar mais de 400 cv desse motor com total segurança, o seisão aguenta muita porrada, ele aguenta mais de 300 cv tranquilo com pistões e bielas originais, e o virabrequim então... hehe... 700 cv pra ela ainda é brincadeira de criança, então durabilidade e resistência são pontos que dá pra levar de boa nesse motor, 6 cilindros não é AP, esse motor é bruto mesmo. 

com cambio e diferencial descentes, mete uma Weber 40, comando 250 S, distribuidor travado, bobina Mi, velas iridium e uma turbina Biagio 70 com caixa pulsativa .84 e 1 kg de pressão. 
vem mais de 350 cv fácil fácil e pode ficar tranquilo que o motorzão aguenta, nem é preciso pistão forjado e bielas especiais. 

espero ter ajudado. 
abraço e boa sorte com o opalão.





Dicas Para apimentar seu 4 cil


AO CONTRÁRIO DO FAMOSO MOTOR 4.1 6 CILINDROS, PARA O QUAL HÁ UMA QUASE INFINIDADE DE PREPARAÇÕES, OS PROPRIETÁRIOS DE OPALAS 4 CILINDROS ENCONTRAM-SE POUCO CONFORTÁVEIS EM TERMOS DE PREPARAÇÕES.

Tal fato se dá, ao contrário do que se tornou comum pensar, não por este motor responder mal a preparações, mas sim pois desde sempre este resistente motor sofreu a concorrência do seu irmão maior o qual por razões óbvias tem um potencial muito maior. Contudo é preciso que se esclareça desde o principio alguns detalhes.


Primeiro: O motor 151 possui o mesmo projeto básico do 250. Podemos inclusive dizer com alguma simplificação que, exceto por algumas diferenças de relação curso x diâmetro, o motor 4cil não passa de um 6cil com dois cilindros a menos. Desta forma, praticamente todas as qualidades que o 6cil possui em termos de preparação, pode ser aplicada (guardadas as devidas proporções) ao motor 151.
Segundo: Considera-se o motor 151 pequeno para um carro do porte do Opala. Definitivamente não é. O motor 6cil é que grande mesmo! O Opala baseia-se no Opel Rekord alemão, e este apesar de ser um carro de porte não muito compacto, é um carro leve. A maior motorização disponível para o Rekord era um 2.2 6cc de apenas 95hp. Contra os 4.1 usados nos Opalas que eram muito mais potentes e dispunham de muito mais torque. Vale ressaltar também que um Opala (em especial dos mais antigos) é um carro relativamente leve para o seu porte (acredite!), um SS6 com motor 250S dos anos 70 pesava em ordem de marcha pouco menos de 1.200kg, ou seja menos que um carro médio atual tal como um Astra 1.8!
Terceiro: Considera-se o 151 um motor ultrapassado frente aos contemporâneos de cilindrada semelhante. Este terceiro tópico não deixa de ser uma verdade, mas não tão taxativa assim.

VAMOS EXEMPLIFICAR.

Um motor 151 a gasolina possui potência da ordem de 84hp a 4400 RPM(com carburador simples). O mesmo motor em sua versão a álcool possui potencia de 92hp a 4000 RPM(com carburador duplo). Notaram a diferença no regime de potência máxima? Pois bem, isto se deve ao seguinte fato, como sabemos a nossa legislação prevê tributação maior a carros com potência superior aos 99hp, sabemos também que Opalas 4cil foram largamente utilizados pelo poder publico, para este fim a GM com a intenção de diminuir o preço final destes carros, optou por utilizar um comando bem mais fraco na versão a álcool. O comando de válvulas utilizado neste motor é o mesmo utilizado nos antigos 153, comando que privilegia o torque, em detrimento da potencia em altas rotações. É por esta razão que um motor a gasolina, mesmo tendo carburação simples (contra a dupla usado no álcool) possui um regime de potencia máxima 400 giros superior ao da versão a álcool. O fato é que se o mesmo comando fosse utilizado nos dois carros, a versão a álcool teria então cerca de 101hp e conseqüentemente seria mais cara ao consumidor, em especial ao Estado. Notem então que esta potência de 101hp aproxima-se bastante da potência de um motor AP 2000 a álcool carburado, cerca de 108hp.
Levando-se em conta o fato de que a taxa de compressão do motor do Opala é inferior ao AP, e também o fato de que o AP é até hoje um referencial em termos de motores aptos a preparação, já dá para perceber que o singelo 151 não é uma ovelha tão mansa quanto podemos imaginar. Isto pois estamos comparando primeiro um motor tido como imprestável a preparação, com outro tido como exemplar. O desnível de potência do 151 a gasolina (84hp) para o AP 2000 a gasolina (102hp) diz mais respeito ao fato de que o 151 a gasolina utiliza carburação simples e taxa bem inferior ao AP, do que propriamente ao fato de que o 151 é pouco potente. Pois bem, chegamos na parte interessante da historia. Estando demonstrado que o 151 é uma base interessante a preparações.

VEJA UMA PREPARAÇÃO BASTANTE INTERESSANTE SOB O ANGULO DO CUSTO/BENEFICIO.

Para ela, vamos utilizar aquele simpático motorzinho 151 a álcool que você tem mantido quietinho por todos estes anos sob o capô do seu Opalão. Este motor como já foi dito, possui uma razoável cilindrada para o porte do carro. Em termos gerais um Opala 4cil coupe (mesmo dos mais modernos) não pesa mais de 1.200kg. Contudo é um motor que peca por uma taxa de compressão excessivamente baixa para os padrões do combustível atual.

Basicamente deveremos aumentar esta taxa, dos módicos 10,5:1 do motor original para mais saudáveis 13,0:1. Como você consegue isto? Simples, retire o cabeçote do motor do seu carro e leve a uma retifica para retirar cerca de 1,5mm dele. A taxa de compressão obtida está longe de ser agressiva demais para o resistente motor do Opala. A carburação utilizada pode ser a H34 original dos 151 a álcool, contudo minha preferência recai sobre os DFV/Weber 446 utilizados nos motores 151-S (os quais tinham como única diferença para o 151 comum o uso do referido carburador). Porem, obviamente deverão ser 446s próprios para álcool (como os usados nos Dodges V8 a álcool), carburadores bastante raros por sinal.Estando estabelecido o padrão de taxa, assim como a carburação, vamos para a questão chave em qualquer preparação aspirada. Qual o comando de válvulas a ser utilizado...
Porem calma... Não é de se esperar nada alarmante. Na pior das hipóteses o uso de uma ventoinha elétrica auxiliar na frente do radiador, como aquelas genéricas usadas em carros com ar condicionado, já dá conta do recado. Por fim, vejam que não é preciso muita coisa para que um 4cil ande mais que um 6cil (original). É preciso basicamente que nós opaleiros entendamos que nossos carros têm um grande potencial de desempenho, porem são MUITO amordaçados quando originais. Espero que estas receitas garantam muitas alegrias e emoções aos amigos, sempre lembrando que não custa muito ser um pouco responsável

FAÇO DUAS PROPOSTAS DISTINTAS, PARA USO E COMPORTAMENTOS DISTINTOS DO CARRO.

A primeira opção, seria utilizar no motor, o mesmo comando utilizado na versão a gasolina (mais forte como foi dito). Sem necessitar da utilização de coletores de escape dimensionados. A configuração original já dá conta do recado (ainda que um pouco restritiva), visto que a curva de potência do motor não deverá ser muito alterada em relação ao original. Este motor apresentaria basicamente um comportamento semelhante ao original, contudo debitando uma potência bem superior. Nesta versão a potência alcançada seria da ordem de 130hp ABNT. Obtidos em especial devido ao uso de uma taxa de compressão decente, assim como de um comando mais esperto do que o lerdo comando original. Num Opala coupe da década de 80 esta potência garantiria, em valores aproximados, uma velocidade final um pouco inferior aos 190km/h reais. A aceleração de 0-100 poderia ser feita em cerca de 10s4. Obviamente num motor moderadamente bem regulado e em perfeitas condições de funcionamento. Vejam que já garantiria um desempenho bem atual e num carro aparentemente original.

A Segunda opção, mais apimentada, exigiria de preferência a 446 e necessariamente o escape 4x2. Neste caso o comando a ser utilizado deverá ser um de 292 graus, levante ao gosto do freguês, assim como lob center entre 107 e 109 graus. Características a escolha do dono do carro, mas que não alterariam significativamente nem a potencia nem o desempenho em si do carro.Um motor como estes renderia cerca de 154hp ABNT. Naquele mesmo Opala do exemplo anterior, o desempenho aproximado seria o seguinte: Velocidade final na base dos200km/h reais e 0-100 em cerca de 9s1. Seria um motor visivelmente preparado, porem muito longe ainda do limite de preparação. Obviamente apto para o uso em ruas.Há uma ressalva a ser feita, em alguns carros com defeitos no sistema de refrigeração, pode ocorrer do motor esquentar um pouco mais que o esperado.
font:www.opalass.com.br




         

Dicas de como cuidar corretamente

do teto de vinil do seu Opala






O revestimento de vinil foi usado para impermeabilização das carrocerias dos anos 20 e 30. Com escassez  do aço no mercado, devido ao uso bélico, as montadoras não produziam chapas grandes, e então surgiu utilização das famosas “telas de galinheiro”, revestidas com vinil (espécie de um tecido impermeabilizado). Com o fim dos conflitos e o avanço rápido da tecnologia, o vinil passou a não ser mais necessário mas como se tratava de um material diferenciado, logo começou a ser tratado como um qualificador e diferenciador para veículos de luxo. Além disso, existem referências que atribuem o uso da famosa “capota de vinil” para dar um aspecto de “conversível” e “esportividade” ao veículo.

Lembre-se:
O vinil não rasga, não trinca e principalmente não encolhe. O vinil desidrata, resseca, e perde a sua condição de impermeabilizante e sua elasticidade se não receber manutenção apropriada, a desidratação é fatal para o vinil e consequentemente para a superfície revestida, permitindo infiltrações e com isso o surgimento de oxidação e ferrugem.

Para evitar problemas e ter um vinil impecável por muito tempo, mantendo o seu Opala com a aparência de um verdadeiro clássico, basta tomar cuidados simples e indispensáveis.

Pelo menos uma vez ao ano, aplique generosamente no vinil o bom e velho CREME HIDRATANTE NÍVEA (aquele mesmo da latinha azul), ou qualquer tipo hidratante de couro ou vinil. Aplique com o carro na sombra, com a superfície fria, em um lugar bem ventilado. Aplique nas costuras e próximo dos frisos. Use os dedos, fazendo movimentos circulares, com um pouquinho de pressão, para que o hidratante penetre bem no tecido. Deixe o vinil absorver o produto, isso garantirá a hidratação.


NÃO RECOMENDADO!
Nunca passe pneu pretinho, mesmo em gel, estes produtos são desenvolvidos para serem utilizados em borracha e não tem ativos hidratantes na sua maioria.

IMPORTANTE:
Carros antigos não devem ser lavados constantemente, principalmente a parte que utiliza o vinil. Utilize um pano úmido somente se o vinil estiver muito sujo ou uma pequena esponja com pouca água e sabão, somente no lugar que estiver sujo. Passe o pano úmido para tirar o excesso e em seguida um pano seco buscando secar ao máximo a superfície. Assim, você evitará umidade nos cantos e costuras do vinil. Após a limpeza, aplique o hidratante no vinil totalmente seco.





Se os cuidados com a hidratação forem aplicados, o vinil sempre estará em excelentes condições, mantendo valorizado o seu amado Opala.

fonte:tudoparaopala.com.br

Identificação por Chassi

O ano modelo fica entre o modelo e o número de série.

Exemplo: 5N87E"D"B139272 Opala 2 portas, 4 cilindros, ano 1974 e série 139272 fabricado em São Caetano do Sul.
DICA: Onde achar a gravação de chassis no meu Opala????
Se o seu Opala é dos mais antigos, existe uma plaquetinha metálica na coluna da porta do motorista, perto das dobradiças. Os mais modernos têm a gravação dentro do porta malas , próximo ao estepe.
Em ambos os casos, o número de série (os números finais do código do chassis) estão gravados no assoalho do carro, próximo ao assento traseiro, sobre o túnel da transmissão.
LETRA
ANO MODELO
A
1971
B
1972
C
1973
D
1974
E
1975
F
1976
G
1977
H
1978
J
1979
K
1980
A
1981
B
1982
C
1983


ANO 1969 ATÉ 1971
SÉRIE
MODELO
MOTOR
COMB.
CIL.
COD.CAT
VEÍCULO
MODELO
2500
51269
153
Gasolina
4
B69
Opala
Especial
3800
51169
230
Gasolina
6
B69
Opala
Especial
2500
51469
153
Gasolina
4
D69
Opala
Luxo
3800
51369
230
Gasolina
6
D69
Opala
Luxo
2500
51669
153
Gasolina
4
F69
Opala
Gran-Luxo
3800
51569
230
Gasolina
6
F69
Opala
Gran-Luxo
4100
51569
250
Gasolina
6
F69
Opala
Gran-Luxo
4100
51769
250
Gasolina
6
H69
Opala
SS

















ANO 1969 ATÉ 1971
SÉRIE
MODELO
MOTOR
COMB.
CIL.
COD.CAT
VEÍCULO
MODELO
2500
51269
153
Gasolina
4
B69
Opala
Especial
3800
51169
230
Gasolina
6
B69
Opala
Especial
2500
51469
153
Gasolina
4
D69
Opala
Luxo
3800
51369
230
Gasolina
6
D69
Opala
Luxo
2500
51669
153
Gasolina
4
F69
Opala
Gran-Luxo
3800
51569
230
Gasolina
6
F69
Opala
Gran-Luxo
4100
51569
250
Gasolina
6
F69
Opala
Gran-Luxo
4100
51769
250
Gasolina
6
H69
Opala
SS
ANO 1972
SÉRIE
MODELO
MOTOR
COMB.
CIL.
COD.CAT
VEÍCULO
MODELO
2500
52691
153
Gasolina
4
B69
Opala
Especial
2500
52871
153
Gasolina
4
B87
Opala
Especial
4100
52692
250
Gasolina
6
B69
Opala
Especial
4100
52872
250
Gasolina
6
B87
Opala
Especial
2500
54691
153
Gasolina
4
D69
Opala
Luxo
2500
54871
153
Gasolina
4
D87
Opala
Luxo
4100
54692
250
Gasolina
6
D69
Opala
Luxo
4100
54872
250
Gasolina
6
D87
Opala
Luxo
2500
56691
153
Gasolina
4
F69
Opala
Gran-Luxo
2500
56871
153
Gasolina
4
F87
Opala
Gran-Luxo
4100
56692
250
Gasolina
6
F69
Opala
Gran-Luxo
4100
56872
250
Gasolina
6
F87
Opala
Gran-Luxo
4100
57692
250
Gasolina
6
H69
Opala
SS
4100
57872
250
Gasolina
6
H87
Opala
SS
ANO 1973
SÉRIE
MODELO
MOTOR
COMB.
CIL.
COD.CAT
VEÍCULO
MODELO
2500
5N69C
151
Gasolina
4
N69
Opala
Especial
2500
5N87C
151
Gasolina
4
N87
Opala
Especial
4100
5N69D
250
Gasolina
6
N69
Opala
Especial
4100
5N87D
250
Gasolina
6
N87
Opala
Especial
2500
5P69C
151
Gasolina
4
P69
Opala
Luxo
2500
5P87C
151
Gasolina
4
P87
Opala
Luxo
4100
5P69D
250
Gasolina
6
P69
Opala
Luxo
4100
5P87D
250
Gasolina
6
P87
Opala
Luxo
2500
5Q69C
151
Gasolina
4
Q69
Opala
Gran-luxo
2500
5Q87C
151
Gasolina
4
Q87
Opala
Gran-luxo
4100
5Q69D
250
Gasolina
6
Q69
Opala
Gran-luxo
4100
5Q87D
250
Gasolina
6
Q87
Opala
Gran-luxo
4100
5R87D
250
Gasolina
6
R87
Opala
SS
ANO 1974
SÉRIE
MODELO
MOTOR
COMB.
CIL.
COD.CAT
VEÍCULO
MODELO
2500
5N69E
151
Gasolina
4
N69
Opala
Especial
2500
5N87E
151
Gasolina
4
N87
Opala
Especial
2500
5N69E
151
Gasolina
4
N69
Opala
Especial
2500
5N87E
151
Gasolina
4
N87
Opala
Especial
4100
5N69D
250
Gasolina
6
N69
Opala
Especial
4100
5N87D
250
Gasolina
6
N87
Opala
Especial
2500
5P69E
151
Gasolina
4
P69
Opala
Luxo
2500
5P87E
151
Gasolina
4
P87
Opala
Luxo
4100
5P69D
250
Gasolina
6
P69
Opala
Luxo
4100
5P87D
250
Gasolina
6
P87
Opala
Luxo
4100
5Q69D
250
Gasolina
6
Q69
Opala
Gran-luxo
4100
5Q87D
250
Gasolina
6
Q87
Opala
Gran-luxo
2500
5N87F
151
Gasolina
4
SS4
Opala
SS4
4100
5R87D
250
Gasolina
6
R87
Opala
SS
ANO 1975 ATÉ 1978
SÉRIE
MODELO
MOTOR
COMB.
CIL.
COD.CAT
VEÍCULO
MODELO
2500
5N69E
151
Gasolina
4
N69
Opala
Standard
2500
5N87E
151
Gasolina
4
N87
Opala
Standard
4100
5N69H
250
Gasolina
6
N69
Opala
Standard
4100
5N87H
250
Gasolina
6
N87
Opala
Standard
4100
5Q69H
250
Gasolina
6
Q69
Opala
Comodoro
4100
5Q87H
250
Gasolina
6
Q87
Opala
Comodoro
2500
5N87F
151
Gasolina
4
SS4
Opala
SS
2500
5R87E
151
Gasolina
4
SS4
Opala
SS
4100
5R87H
250
Gasolina
6
SS6
Opala
SS
2500
5R15E
151
Gasolina
4
Q16
Caravan
SS
4100
5R15H
250
Gasolina
6
Q15
Caravan
SS
2500
5N15E
151
Gasolina
4
N15
Caravan
Standard
4100
5N15H
250
Gasolina
6
N15
Caravan
Standard
2500
5Q69E
151
Gasolina
4
Q69
Opala
Comodoro
2500
5Q87E
151
Gasolina
4
Q87
Opala
Comodoro
2500
5Q15E
151
Gasolina
4
Q15
Caravan
Comodoro
4100
5Q15H
250
Gasolina
6
Q15
Caravan
Comodoro

ANO 1979 ATÉ 1980
SÉRIE
MODELO
MOTOR
COMB.
CIL.
COD.CAT
VEÍCULO
MODELO
2500
5N69D
151
Alcool
4
N69
Opala
Standard
2500
5N69E
151
Gasolina
4
N69
Opala
Standard
4100
5N69H
250
Gasolina
6
N69
Opala
Standard
2500
5P69D
151
Alcool
4
P69
Opala
Comodoro
2500
5P69E
151
Gasolina
4
P69
Opala
Comodoro
4100
5P69H
250
Gasolina
6
P69
Opala
Comodoro
2500
5Q69D
151
Alcool
4
Q69
Opala
Diplomata
2500
5Q69E
151
Gasolina
4
Q69
Opala
Diplomata
4100
5Q69H
250
Gasolina
6
Q69
Opala
Diplomata
2500
5N87D
151
Alcool
4
N87
Opala
Standard
2500
5N87E
151
Gasolina
4
N87
Opala
Standard
4100
5N87H
250
Gasolina
6
N87
Opala
Standard
2500
5P87D
151
Alcool
4
P87
Opala
Comodoro
2500
5P87E
151
Gasolina
4
P87
Opala
Comodoro
4100
5P87H
250
Gasolina
6
P87
Opala
Comodoro
2500
5Q87D
151
Álcool
4
Q87
Opala
Diplomata
2500
5Q87E
151
Gasolina
4
Q87
Opala
Diplomata
4100
5Q87H
250
Gasolina
6
Q87
Opala
Diplomata
2500
5R87D
151
Álcool
4
R87
Opala
SS
2500
5R87E
151
Gasolina
4
R87
Opala
SS
4100
5R87H
250
Gasolina
6
R87
Opala
SS
2500
5N15D
151
Álcool
4
N15
Caravan
Standard
2500
5N15E
151
Gasolina
4
N15
Caravan
Standard
4100
5N15H
250
Gasolina
6
N15
Caravan
Standard
2500
5P15D
151
Álcool
4
P15
Caravan
Comodoro
2500
5P15E
151
Gasolina
4
P15
Caravan
Comodoro
4100
5P15H
250
Gasolina
6
P15
Caravan
Comodoro
2500
5R15D
151
Álcool
4
R15
Caravan
SS
2500
5R15E
151
Gasolina
4
R15
Caravan
SS
4100
5R15H
250
Gasolina
6
R15
Caravan
SS

ANO 1981/1983
SÉRIE
MODELO
MOTOR
COMB.
CIL.
COD.CAT
VEÍCULO
MODELO
2500
5N69D
151
Álcool
4
N69
Opala
Standard
2500
5N69E
151
Gasolina
4
N69
Opala
Standard
4100
5N69H
250
Gasolina
6
N69
Opala
Standard
2500
5P69D
151
Álcool
4
P69
Opala
Comodoro
2500
5P69E
151
Gasolina
4
P69
Opala
Comodoro
4100
5P69H
250
Gasolina
6
P69
Opala
Comodoro
2500
5N69D
151
Álcool
4
N69
Opala
Standard
2500
5N69E
151
Gasolina
4
N69
Opala
Standard
4100
5N69H
250
Gasolina
6
N69
Opala
Standard
2500
5P69D
151
Álcool
4
P69
Opala
Comodoro
2500
5P69E
151
Gasolina
4
P69
Opala
Comodoro
4100
5P69H
250
Gasolina
6
P69
Opala
Comodoro
2500
5Q69D
151
Álcool
4
Q69
Opala
Diplomata
2500
5Q69E
151
Gasolina
4
Q69
Opala
Diplomata
4100
5Q69H
250
Gasolina
6
Q69
Opala
Diplomata
2500
5N87D
151
Álcool
4
N87
Opala
Standard
2500
5N87E
151
Gasolina
4
N87
Opala
Standard
4100
5N87H
250
Gasolina
6
N87
Opala
Standard
2500
5P87D
151
Álcool
4
P87
Opala
Comodoro
2500
5P87E
151
Gasolina
4
P87
Opala
Comodoro
4100
5P87H
250
Gasolina
6
P87
Opala
Comodoro
2500
5Q87D
151
Álcool
4
Q87
Opala
Diplomata
2500
5Q87E
151
Gasolina
4
Q87
Opala
Diplomata
4100
5Q87H
250
Gasolina
6
Q87
Opala
Diplomata
2500
5N15D
151
Álcool
4
N15
Caravan
Standard
2500
5N15E
151
Gasolina
4
N15
Caravan
Standard
4100
5N15H
250
Gasolina
6
N15
Caravan
Standard
2500
5P15D
151
Álcool
4
P15
Caravan
Comodoro
2500
5P15E
151
Gasolina
4
P15
Caravan
Comodoro
4100
5P15H
250
Gasolina
6
P15
Caravan
Comodoro
ANO 1984 ATÉ 1986
CHASSI
9BG5VN15DEB000001
Região Geográfica
9 - América do Sul
País
B - Brasil
Fabricante
G - General Motors do Brasil Ltda.
Divisão
5 - Automotiva
Linha do veículo
V - Distância entre eixos - 2.667 mm
Versão
N - Opala Standard, P - Comodoro, Q - Diplomata
Modelo
15 - 3 portas - Caravan, 69 - 4 portas - Opala, 87 - 2 portas - Opala
Tipo do Motor
D - 4 cilindros álcool, E - 4 cilindros gasolina, F - 6 cilindros álcool, H - 6 cilindros gasolina
Ano-modelo
E-1984, F-1985, G-1986
Local de Fabricação
B - São Caetano do Sul
Nro. De série
XXXXXX






ANO 1987 ATÉ 1988
CHASSI
9BGVN15FGHB000001
Região Geográfica
9 - América do Sul
País
B - Brasil
Fabricante
G - General Motors do Brasil Ltda.
Linha do veículo
V - Distância entre eixos - 2.667 mm
Versão
N - Opala Standard, P - Comodoro, Q - Diplomata
Modelo
15 - 3 portas - Caravan, 69 - 4 portas - Opala, 87 - 2 portas - Opala
Tipo do Motor
D - 4 cilindros álcool, E - 4 cilindros gasolina, F - 6 cilindros álcool, H - 6 cilindros gasolina
Ano-modelo
H - 1987, J - 1988
Ano-fabricação
G - 1986, H - 1987, J - 1988
Local de Fabricação
B - São Caetano do Sul
Nro. De série
XXXXXX
ANO 1988 ATÉ 1992
CHASSI
9BGVP87HJB000001
Região Geográfica
9 - América do Sul
País
B - Brasil
Fabricante
G - General Motors do Brasil Ltda.
Linha do veículo
V - Distância entre eixos - 2.667 mm
Versão
N - Opala Luxo/SL, P - Comodoro, R - Diplomata
Modelo
15 - 3 portas - Caravan, 69 - 4 portas - Opala, 87 - 2 portas - Opala
Tipo do Motor
D - 4 cilindros álcool, E - 4 cilindros gasolina, F - 6 cilindros álcool, H - 6 cilindros gasolina
Ano-modelo
K - 1989, L - 1990, M - 1991, N - 1992
Local de Fabricação
B - São Caetano do Sul
Nro. De série
XXXXXX

















Dicas para ter um Opala

Aspectos de Mercado:

Muitos dizem que não vale mais a pena comprar um Opala por este já não estar sendo mais fabricado pela General Motors. É claro que um automóvel fora de linha tem seu valor de revenda reduzido em relação aos concorrentes que ainda estão em produção.
Normalmente, os Opalas 1991 e 1992 são os mais cobiçados, por oferecerem maior conforto e visual externo mais agradável. Também é mais fácil encontrar modelos desses anos ostentando conservação exemplar. O Opala teve, nos últimos anos de produção uma clientela restrita, basicamente de empresários, pessoas acima da faixa dos 40 anos, bem sucedida e a procura de um automóvel potente e confiável, porém discreto e confortável. Portanto, tais modelos são 'estimados' por muitos proprietários de tal forma que o número de unidades de tais modelos a venda é pequeno. Como qualquer outro carro, sugiro que se procure bastante e não haja pressa ao fechar um negócio.

Motor-mecânica:

Normalmente, quando bem tratados, os motores Chevrolet 151 e 250 (polegadas cúbicas, 2.5 e 4.1 litros, quatro e seis cilindros respectivamente) tem um período de vida útil elevado, com grande quilometragem. Verifica-se, principalmente em táxis e rádio-táxis que os motores quatro cilindros são capazes de rodar até 1.000.000 de quilômetros sem uma retífica maior. É claro que o modo de condução do motorista, a periodicidade de troca e qualidade do óleo e exigências feitas ao carro contam, porém o motor quatro cilindros é muito resistente. O mesmo pode-se dizer em relação ao seis cilindros, porém ele está mais sujeito a vibrações contorcionais por ser um motor mais longo. Por ter seis cilindros e polia harmônica, é um motor extremamente estável em marcha lenta, não apresentando as vibrações tradicionais dos motores quatro cilindros. Todos os motores são feitos de aço, tem regime de rotação baixo e caracterizam-se pelo elevado torque, devido a litragem e diâmetro dos cilindros.

Defeitos Comuns:


Ao adquirir um Opala, verifique os barulhos normais, ao ligar o motor frio. Normalmente, os Opalas tem problemas com tuchos hidráulicos, que demoram a carregar. Assim o motor 'bate' por alguns segundos, porém os ruídos cessam em seguida. Certifique-se que o ruído não é proveniente da parte inferior. Motores com maior quilometragem podem ter problemas com comando de válvulas e varetas, além dos tuchos e válvulas. Normalmente, tais reparos são de custo baixo. Verifique trancos na transmissão e os estado das cruzetas e batidas fortes no assoalho. Verifique se existem 'roncos' (rolamentos) na caixa de marchas e se vaza óleo pelo retentor traseiro. Normalmente vaza um pouco de óleo pelo diferencial. Verifique se existe muita folga nas chavetas dos semi-eixos traseiros, sacudindo as rodas traseiras com o veículo levantado.
Na suspensão, verifique as borrachas em geral. Normalmente as borrachas dos braços tensores e do quadro são mais prejudicadas. Verifique as balanças em relação ao estado das buchas e batidas na parte inferior, bem como os pivôs e conjunto barra-terminais de direção. As direções hidráulicas tem um certa propensão a vazar, principalmente pelo retentor inferior. Tal reparo é mais oneroso, porém pode-se adiar por algum tempo. ATENÇÃO: Verifique as travessas de suspensão e batentes da carroceria em relação a soldas e descolamentos. Diferenças grandes podem ser notadas também na pequena fenda entre as portas dianteiras e pára-lama, caso haja rachaduras no quadro de suspensão, mal consertadas ou não consertadas, abrindo cada vez mais.


Carroceria-lataria:

Em vários modelos, podemos identificar focos de corrosão fortes na parte superior dos paralamas traseiros, logo abaixo das portas e na parte inferior, abaixo das polainas dos pára-choques traseiros. Cuidado com pontos de corrosão em baixo das borrachas do vidros, principalmente o traseiro e embaixo e dentro das caixas de lanterna traseiras. Verifique as saias dianterias em relação a batidas e corrosão. Verifique as caixas de ar e curvões na dianteira. Verifique em volta do tanque de combustível. Lugares com mais umidade, como na parte inferior das portas, costumam criar problemas com corrosão. Com o aperfeiçoamento nos métodos de proteção da chapa e pintura, por parte da GM, tais problemas amenizam-se muitos nos modelos 1991 e 1992. Porém, dependendo do estado mecânico do carro e preço, avalie se não vale a pena arcar uma lanternagem (funilaria) e pintura.

Vamos ilustrar algumas dicas:

Veja o local onde costumam rachar as longarinas do Opala. Normalmente essa rachadura é causada pelo hábito do motorista de esterçar a direção com o carro completamente parado, além de rebaixamento de suspensão, que já é agredida naturalmente pelos buracos em nossas vias.
Boa Sorte! 
Fonte:Opala.com





Uma leve preparação para 6 cil

NESTA MATÉRIA VAMOS FALAR SOBRE O VENENO PARA O MOTOR DO OPALA 6 CILINDROS A ÁLCOOL, MAS ANTES DE TUDO É PRECISO SABER A SITUAÇÃO E O ESTADO EM QUE SE ENCONTRA O CORAÇÃO DO CARRO (O MOTOR). SEMPRE ANTES DE PREPARAR UM MOTOR É PRECISO CHECAR SE O MESMO SE ENCONTRA EM PERFEITAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E SE NÃO HÁ BARULHOS ESTRANHOS QUE PODEM SER SINTOMAS DE PROBLEMAS NO MOTOR. PARA SE CERTIFICAR, LEVE SEU CARRO A UM MECÂNICO DE CONFIANÇA E PEÇA QUE ELE AVALIE O ESTADO DE SEU MOTOR.

primeiro: observe o consumo de óleo lubrificante, que não pode ser superior a 1 litro a cada 1 mil quilometros.
Escute atentamente o som do motor logo na primeira partida pela manhã. Se você identificar algum barulho, é sinal que há algo de errado, como folgas internas por exemplo.
(Preste atenção, alguns carros costumam fazer um barulho estranho logo na primeira partida como uma máquina de costura. Este som pode ser considerado normal se o seu veículo for da marca VW e possuir tuchos hidráulicos. O fato de o barulho ser normal é que com o motor parado por muito tempo, o óleo que se encontra no tucho retorna ao cabeçote e com isso, quando é dada a partida os tuchos estão descarregados (sem óleo), mas em alguns segundos a situação volta ao normal.
Peça para um mecânico experiente verificar a taxa de compressão dos cilindros, pois se estiver baixa a compressão é sinal de problemas com anéis, não sendo recomendado a preparação.

SEGUNDO: CONSIDERA-SE O MOTOR 151 PEQUENO PARA UM CARRO DO PORTE DO OPALA. DEFINITIVAMENTE NÃO É. O MOTOR 6CC É QUE GRANDE MESMO! O OPALA BASEIA-SE NO OPEL REKORD ALEMÃO, E ESTE APESAR DE SER UM CARRO DE PORTE NÃO MUITO COMPACTO, É UM CARRO LEVE. A MAIOR MOTORIZAÇÃO DISPONÍVEL PARA O REKORD ERA UM 2.2 6CC DE APENAS 95HP. CONTRA OS 4.1 USADOS NOS OPALAS QUE ERAM MUITO MAIS POTENTES E DISPUNHAM DE MUITO MAIS TORQUE. VALE RESSALTAR TAMBÉM QUE UM OPALA (EM ESPECIAL DOS MAIS ANTIGOS) É UM CARRO RELATIVAMENTE LEVE PARA O SEU PORTE (ACREDITE!), UM SS6 COM MOTOR 250S DOS ANOS 70 PESAVA EM ORDEM DE MARCHA POUCO MENOS DE 1.200KG, OU SEJA MENOS QUE UM CARRO MÉDIO ATUAL TAL COMO UM ASTRA 1.8!

TERCEIRO: CONSIDERA-SE O 151 UM MOTOR ULTRAPASSADO FRENTE AOS CONTEMPORÂNEOS DE CILINDRADA SEMELHANTE. ESTE TERCEIRO TÓPICO NÃO DEIXA DE SER UMA VERDADE, MAS NÃO TÃO TAXATIVA ASSIM.
UM MOTOR 151 A GASOLINA POSSUI POTÊNCIA DA ORDEM DE 84HP A 4400 RPM(COM CARBURADOR SIMPLES). O MESMO MOTOR EM SUA VERSÃO AÁLCOOL POSSUI POTENCIA DE 92HP A 4000 RPM(COM CARBURADOR DUPLO). NOTARAM A DIFERENÇA NO REGIME DE POTÊNCIA MÁXIMA? POIS BEM, ISTO SE DEVE AO SEGUINTE FATO, COMO SABEMOS A NOSSA LEGISLAÇÃO PREVÊ TRIBUTAÇÃO MAIOR A CARROS COM POTÊNCIA SUPERIOR AOS 99HP, SABEMOS TAMBÉM QUE OPALAS 4CC FORAM LARGAMENTE UTILIZADOS PELO PODER PUBLICO, PARA ESTE FIM A GM COM A INTENÇÃO DE DIMINUIR O PREÇO FINAL DESTES CARROS, OPTOU POR UTILIZAR UM COMANDO BEM MAIS FRACO NA VERSÃO A ÁLCOOL. O COMANDO DE VÁLVULAS UTILIZADO NESTE MOTOR É O MESMO UTILIZADO NOS ANTIGOS 153, COMANDO QUE PRIVILEGIA O TORQUE, EM DETRIMENTO DA POTENCIA EM ALTAS ROTAÇÕES. É POR ESTA RAZÃO QUE UM MOTOR A GASOLINA, MESMO TENDO CARBURAÇÃO SIMPLES (CONTRA A DUPLA USADO NO ÁLCOOL) POSSUI UM REGIME DE POTENCIA MÁXIMA 400 GIROS SUPERIOR AO DA VERSÃO A ÁLCOOL. O FATO É QUE SE O MESMO COMANDO FOSSE UTILIZADO NOS DOIS CARROS, A VERSÃO A ÁLCOOL TERIA ENTÃO CERCA DE 101HP E CONSEQÜENTEMENTE SERIA MAIS CARA AO CONSUMIDOR, EM ESPECIAL AO ESTADO. NOTEM ENTÃO QUE ESTA POTÊNCIA DE 101HP APROXIMA-SE BASTANTE DA POTÊNCIA DE UM MOTOR AP 2000 A ÁLCOOL CARBURADO, CERCA DE 108HP.
LEVANDO-SE EM CONTA O FATO DE QUE A TAXA DE COMPRESSÃO DO MOTOR DO OPALA É INFERIOR AO AP, E TAMBÉM O FATO DE QUE O AP É ATÉ HOJE UM REFERENCIAL EM TERMOS DE MOTORES APTOS A PREPARAÇÃO, JÁ DÁ PARA PERCEBER QUE O SINGELO 151 NÃO É UMA OVELHA TÃO MANSA QUANTO PODEMOS IMAGINAR. ISTO POIS ESTAMOS COMPARANDO PRIMEIRO UM MOTOR TIDO COMO IMPRESTÁVEL A PREPARAÇÃO, COM OUTRO TIDO COMO EXEMPLAR. O DESNÍVEL DE POTÊNCIA DO 151 A GASOLINA (84HP) PARA O AP 2000 A GASOLINA (102HP) DIZ MAIS RESPEITO AO FATO DE QUE O 151 A GASOLINA UTILIZA CARBURAÇÃO SIMPLES E TAXA BEM INFERIOR AO AP, DO QUE PROPRIAMENTE AO FATO DE QUE O 151 É POUCO POTENTE. POIS BEM, CHEGAMOS NA PARTE INTERESSANTE DA HISTORIA. ESTANDO DEMONSTRADO QUE O 151 É UMA BASE INTERESSANTE A PREPARAÇÕES.
PARA ELA, VAMOS UTILIZAR AQUELE SIMPÁTICO MOTORZINHO 151 A ÁLCOOL QUE VOCÊ TEM MANTIDO QUIETINHO POR TODOS ESTES ANOS SOB O CAPÔ DO SEU OPALÃO. ESTE MOTOR COMO JÁ FOI DITO, POSSUI UMA RAZOÁVEL CILINDRADA PARA O PORTE DO CARRO. EM TERMOS GERAIS UM OPALA 4CC COUPE (MESMO DOS MAIS MODERNOS) NÃO PESA MAIS DE 1.200KG. CONTUDO É UM MOTOR QUE PECA POR UMA TAXA DE COMPRESSÃO EXCESSIVAMENTE BAIXA PARA OS PADRÕES DO COMBUSTÍVEL ATUAL.

BASICAMENTE DEVEREMOS AUMENTAR ESTA TAXA, DOS MÓDICOS 10,5:1 DO MOTOR ORIGINAL PARA MAIS SAUDÁVEIS 13,0:1. COMO VOCÊ CONSEGUE ISTO? SIMPLES, RETIRE O CABEÇOTE DO MOTOR DO SEU CARRO E LEVE A UMA RETIFICA PARA RETIRAR CERCA DE 1,5MM DELE. A TAXA DE COMPRESSÃO OBTIDA ESTÁ LONGE DE SER AGRESSIVA DEMAIS PARA O RESISTENTE MOTOR DO OPALA. A CARBURAÇÃO UTILIZADA PODE SER A H34 ORIGINAL DOS 151 A ÁLCOOL, CONTUDO MINHA PREFERÊNCIA RECAI SOBRE OS DFV/WEBER 446 UTILIZADOS NOS MOTORES 151-S (OS QUAIS TINHAM COMO ÚNICA DIFERENÇA PARA O 151 COMUM O USO DO REFERIDO CARBURADOR). POREM, OBVIAMENTE DEVERÃO SER 446S PRÓPRIOS PARA ÁLCOOL (COMO OS USADOS NOS DODGES V8 A ÁLCOOL), CARBURADORES BASTANTE RAROS POR SINAL.ESTANDO ESTABELECIDO O PADRÃO DE TAXA, ASSIM COMO A CARBURAÇÃO, VAMOS PARA A QUESTÃO CHAVE EM QUALQUER PREPARAÇÃO ASPIRADA. QUAL O COMANDO DE VÁLVULAS A SER UTILIZADO...


POREM CALMA... NÃO É DE SE ESPERAR NADA ALARMANTE. NA PIOR DAS HIPÓTESES O USO DE UMA VENTOINHA ELÉTRICA AUXILIAR NA FRENTE DO RADIADOR, COMO AQUELAS GENÉRICAS USADAS EM CARROS COM AR CONDICIONADO, JÁ DÁ CONTA DO RECADO. POR FIM, VEJAM QUE NÃO É PRECISO MUITA COISA PARA QUE UM 4CC ANDE MAIS QUE UM 6CC (ORIGINAL). É PRECISO BASICAMENTE QUE NÓS OPALEIROS ENTENDAMOS QUE NOSSOS CARROS TÊM UM GRANDE POTENCIAL DE DESEMPENHO, POREM SÃO MUITO AMORDAÇADOS QUANDO ORIGINAIS. ESPERO QUE ESTAS RECEITAS GARANTAM MUITAS ALEGRIAS E EMOÇÕES AOS AMIGOS, SEMPRE LEMBRANDO QUE NÃO CUSTA MUITO SER UM POUCO RESPONSÁVEL. ABRAÇOS A TODOS!
ADPTADO DE: ESPIRITODOSOPALAS.BLOGSPOT.COM
A PRIMEIRA OPÇÃO, SERIA UTILIZAR NO MOTOR, O MESMO COMANDO UTILIZADO NA VERSÃO A GASOLINA (MAIS FORTE COMO FOI DITO). SEM NECESSITAR DA UTILIZAÇÃO DE COLETORES DE ESCAPE DIMENSIONADOS. A CONFIGURAÇÃO ORIGINAL JÁ DÁ CONTA DO RECADO (AINDA QUE UM POUCO RESTRITIVA), VISTO QUE A CURVA DE POTÊNCIA DO MOTOR NÃO DEVERÁ SER MUITO ALTERADA EM RELAÇÃO AO ORIGINAL. ESTE MOTOR APRESENTARIA BASICAMENTE UM COMPORTAMENTO SEMELHANTE AO ORIGINAL, CONTUDO DEBITANDO UMA POTÊNCIA BEM SUPERIOR. NESTA VERSÃO A POTÊNCIA ALCANÇADA SERIA DA ORDEM DE 130HP ABNT. OBTIDOS EM ESPECIAL DEVIDO AO USO DE UMA TAXA DE COMPRESSÃO DECENTE, ASSIM COMO DE UM COMANDO MAIS ESPERTO DO QUE O LERDO COMANDO ORIGINAL. NUM OPALA COUPE DA DÉCADA DE 80 ESTA POTÊNCIA GARANTIRIA, EM VALORES APROXIMADOS, UMA VELOCIDADE FINAL UM POUCO INFERIOR AOS 190KM/H REAIS. A ACELERAÇÃO DE 0-100 PODERIA SER FEITA EM CERCA DE 10S4. OBVIAMENTE NUM MOTOR MODERADAMENTE BEM REGULADO E EM PERFEITAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO. VEJAM QUE JÁ GARANTIRIA UM DESEMPENHO BEM ATUAL E NUM CARRO APARENTEMENTE ORIGINAL.


A SEGUNDA OPÇÃO, MAIS APIMENTADA, EXIGIRIA DE PREFERÊNCIA A 446 E NECESSARIAMENTE O ESCAPE 4X2. NESTE CASO O COMANDO A SER UTILIZADO DEVERÁ SER UM DE 292 GRAUS, LEVANTE AO GOSTO DO FREGUÊS, ASSIM COMO LOB CENTER ENTRE 107 E 109 GRAUS. CARACTERÍSTICAS A ESCOLHA DO DONO DO CARRO, MAS QUE NÃO ALTERARIAM SIGNIFICATIVAMENTE NEM A POTENCIA NEM O DESEMPENHO EM SI DO CARRO.UM MOTOR COMO ESTES RENDERIA CERCA DE 154HP ABNT. NAQUELE MESMO OPALA DO EXEMPLO ANTERIOR, O DESEMPENHO APROXIMADO SERIA O SEGUINTE: VELOCIDADE FINAL NA BASE DOS200KM/H REAIS E 0-100 EM CERCA DE 9S1. SERIA UM MOTOR VISIVELMENTE PREPARADO, POREM MUITO LONGE AINDA DO LIMITE DE PREPARAÇÃO. OBVIAMENTE APTO PARA O USO EM RUAS.HÁ UMA RESSALVA A SER FEITA, EM ALGUNS CARROS COM DEFEITOS NO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO, PODE OCORRER DO MOTOR ESQUENTAR UM POUCO MAIS      QUE O ESPERADO.
                        

Vamos dar algumas dicas para ajudá-lo a saber se seu motor vai “aguentar” a potência extra:
O importante é que cada motor é um motor (tem suas particularidades), não existindo nada mais diferente do que dois motores iguais. Apesar disso você pode seguir uma receita que aplicamos com muito sucesso no motor 6cc a álcool:

Colocação de um carburador Weber 40
Agulha da bóia - 225
Agulha da mistura - 140
Bico injetor - 50
Caneta - F3 ou F11
Difusor - 28 mm
Gicleur de ar - 180
Gicleur de combustível - 220
Respiro da lenta - 140
Válvula de cuba - 00
Troca do comando de válvulas original, por um com maior duração da marca Crower 282X287.

Com essas dicas seu carro vai ficar bem mais rápido em saídas e retomadas, tendo também um ganho em velocidade máxima. O consumo deve aumentar um pouco, mas em compensação a vida útil do motor quase não vai ser afetada. Lembre-se que para todo motor preparado ter sua vida útil prolongada, deve ter os intervalos de trocas de óleo e filtros reduzido, sempre utilizando óleo de qualidade superior. Seguindo essas dicas é só pegar e acelerar o seu saudável “Seisão”.
FONTE:HTTP://WWW.OPALASS.COM.BR

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